Marketing Digital

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

 A realidade é que as pessoas gastam o dobro do tempo na Internet, porque desde a sua criação, ha 12 anos, ela só cresceu .

E apesar de falarmos muito, o fato de as pessoas comprarem através da internet realmente mudou alguns conceitos do marketing antigo…

… o que significa que o marketing off-line não é tão eficaz quanto antes.

O marketing sempre se preocupou em conectar-se com seu público-alvo no lugar certo e no momento certo.

Hoje significa que você precisa se encontrar com eles, onde eles já gastam tempo: na Internet.

Se você digitar marketing digital – em outras palavras, irá trazer qualquer forma de marketing existente na Internet. 

No Eclipse Web, falamos muito sobre marketing de entrada como uma maneira realmente eficaz de atrair, converter, fechar e desfrutar de clientes na Internet.

Mas ainda temos muitas perguntas de pessoas ao redor do mundo sobre o marketing digital .

Embora um profissional de marketing experiente que faça parte do sistema possa dizer que o marketing de entrada e o marketing digital são quase os mesmos…

… existem algumas pequenas diferenças após conversas com comerciantes e donos de empresas em várias partes do mundo.

Aprendi muito sobre como essas pequenas diferenças são observadas no mundo.

Então, o que é exatamente marketing digital?

Do seu site para seus ativos de branding on-line:

  • publicidade digital,
  • marketing eletrônico,
  • folhetos on-line

E uma enorme gama de táticas e ativos que se enquadram no escopo do marketing digital.

E os melhores profissionais de marketing têm uma ideia clara de como cada recurso ou tática suporta seus objetivos abrangentes.

Aqui está um resumo de alguns dos ativos e táticas mais comuns:

Ativos

  • Seu site
  • Posts no blog
  • Ebooks e whitepapers
  • Infográficos
  • Ferramentas interativas
  • Canais de redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.)
  • Cobertura em linha ganhada (PR, social media e revisões)
  • Folhetos e livros de texto do Internet
  • Ativos marcando (logotipos, fontes, etc)

Taticas

Search Engine Optimization (SEO)

O processo de otimizar seu site para “classificar” mais em páginas de resultados de pesquisas, portanto, aumenta a quantidade de tráfego orgânico (ou livre) que seu site recebe.

 

Marketing de Conteúdo

Criação e promoção de ativos de conteúdo para aumentar o conhecimento da marca, o crescimento do tráfego, a geração de leads, etc.

 

Inbound Marketing

Inbound marketing refere-se à abordagem de “funil completo” para atrair, converter, vender e reter os clientes usando conteúdo on-line.

 

Marketing nas redes sociais

A prática de promover sua marca e seu conteúdo em canais de redes sociais para aumentar o reconhecimento da marca, direcionar o tráfego e criar clientes potenciais para sua empresa.

 

Pay-Per-Click (PPC)

Uma maneira de direcionar tráfego para seu site pagando ao editor sempre que clicar no seu anúncio. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google AdWords.

 

Marketing de Afiliados

O tipo de publicidade baseada no desempenho, na qual você recebe uma comissão pela promoção de produtos ou serviços de outras pessoas em seu site.

 

Anúncios nativos

Os anúncios nativos referem-se a anúncios que são majoritariamente orientados para conteúdos e apresentados na plataforma, juntamente com outro conteúdo não pago.

BuzzFeed são um bom exemplo, mas muitos acreditam que a publicidade nas redes sociais é “nativa” – por exemplo, publicidade no Facebook e publicidade no Instagram.

 

Automação de marketing

Automação de marketing refere-se ao software existente para automatizar as atividades de marketing.

Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, redes sociais e outras ações em sites.

 

Email Marketing

As empresas usam o email marketing como uma maneira de se comunicar com seu público.

E-mail é frequentemente usado para promover conteúdo, descontos e eventos, bem como direcionar pessoas para o site da empresa.

 

RP on-line

A RP na Internet é a prática de fornecer serviços on-line ganhos com publicações digitais, blogs e outros sites voltados para o conteúdo.

É como PR tradicional, mas no espaço online.

 

marketing digital

Qual é a diferença entre marketing digital e marketing de entrada?

À primeira vista, parece que ambos se encontram principalmente na Internet, e ambos se concentram na criação de conteúdo digital para consumo de pessoas.

Então, qual a diferença?

O termo “marketing digital” não distingue entre as táticas push e pull de marketing (ou o que agora podemos chamar de métodos “incoming” e “outgoing”).

Ambos podem ainda estar no escopo do marketing digital.

A tática digital de saída visa transmitir uma mensagem de marketing perante muitas pessoas no espaço online – independentemente de ser relevante ou bem-vinda.

Por exemplo, os banners de publicidade brilhantes que você vê em muitos sites tentam clicar em um produto ou anúncio para pessoas que nem sempre estão prontas para recebê-lo.

Por outro lado, os profissionais de marketing que usam a tática digital usando conteúdo on-line, atraem seus clientes-alvo para seus sites, fornecendo-lhes recursos úteis.

Um dos recursos de marketing digital de entrada mais simples, porém mais poderoso, é um blog que permite que seu site se beneficie das condições que seus clientes ideais estão procurando.

Por fim, o inbound marketing é uma metodologia que utiliza ativos de marketing digital para atrair, converter, fechar e encantar os clientes on-line.

O marketing digital, por outro lado, é simplesmente um termo genérico para descrever as táticas de marketing on-line de qualquer tipo…

… independentemente de serem consideradas entradas ou saídas.

 

O marketing digital funciona para todas as empresas? B2B e B2C?

O marketing digital pode funcionar para qualquer negócio em qualquer setor.

Independentemente do que sua empresa vende, o marketing digital ainda inclui a criação de personalidades do cliente para identificar as necessidades do seu público…

… e criar conteúdo on-line valioso.

No entanto, isso não significa que todas as empresas devem implementar a mesma estratégia de marketing .

Para B2B

Se sua empresa for um B2B, seus esforços de marketing digital provavelmente estarão centrados na geração on-line de gerações cujo objetivo final é se comunicar com o vendedor.

Por esta razão, o papel da sua estratégia de marketing é atrair e transformar a mais alta qualidade para seus vendedores através do seu site e apoiar os canais digitais.

Além de seu site, você provavelmente deseja concentrar seus esforços em negócios como o LinkedIn, ou seja onde seu público gasta seu tempo na Internet.

Para B2C

Se sua empresa é B2C, dependendo do preço de seus produtos…

… é provável que o objetivo de seus esforços de marketing digital seja atrair pessoas para seu site e torná-las clientes sem precisar falar com o vendedor. .

Por esse motivo, é menos provável que você se concentre no “potencial” de seu entendimento tradicional…

… e provavelmente se concentrará na criação de um cliente de viagens acelerado a partir do momento em que alguém acessa seu site, quando eles fazem uma compra.

Isso geralmente significa que os recursos de seu produto em seu conteúdo são mais altos na sequência de marketing do que pode ser para negócios em B2B…

… e você pode precisar usar calls to action (CTA) mais fortes.

Para empresas B2C, canais como o Instagram e o Pinterest muitas vezes podem ser mais valiosos do que as plataformas orientadas aos negócios do LinkedIn.

Quais são as principais vantagens do marketing digital?

Diferentemente da maioria dos esforços de marketing off-line, o marketing digital permite que os profissionais de marketing vejam resultados precisos em tempo real.

Se você publicar um anúncio em um jornal, saberá como é difícil estimar quantas pessoas realmente acessaram esta página e prestaram atenção em seu anúncio.

Não há nenhuma maneira de descobrir se esse anúncio está respondendo a qualquer venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir a lucratividade de praticamente todos os aspectos de seus esforços de marketing.

Veja alguns exemplos:

Website Traffic

Graças ao marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que visualizaram a página inicial de seu site em tempo real usando o software para análise digital por exemplo…

… Google Analytics . Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, que dispositivo usaram e de onde vieram, entre outros dados.

Essa inteligência ajuda você a determinar quais canais de marketing passam mais ou menos tempo, com base no número de pessoas que esses canais levam ao seu site.

Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego for proveniente de pesquisas regulares, você provavelmente precisará gastar algum tempo em SEO para aumentar esse percentual.

Com o marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas interagem com sua marca antes de interagir com o vendedor ou fazer uma compra.

Graças ao marketing digital, você pode identificar tendências e comportamentos das pessoas antes que elas atinjam o estágio final da jornada de seus compradores…

… o que significa que você pode tomar decisões mais informadas sobre como trazê-las ao seu site diretamente na parte superior da sequência de marketing .

Performance de Conteúdo e Geração

Imagine que você criou uma brochura de produto e a colocou nas caixas de correio das pessoas – essa brochura é uma forma de conteúdo, embora autônoma.

O problema é que você não sabe quantas pessoas abriram sua brochura ou quantas pessoas jogaram diretamente na cesta.

Agora imagine que você tinha esse folheto em seu site.

Você pode determinar com precisão quantas pessoas visualizaram a página em que estava localizada e pode coletar informações de contato de quem as enviou usando formulários.

Modelagem de atribuição

Uma estratégia de marketing digital eficaz em conjunto com as ferramentas e tecnologias certas…

… permite que você acompanhe todas as suas vendas até o primeiro ponto de contato digital do cliente com sua empresa.

Chamamos essa atribuição de modelagem.

E permitimos identificar tendências em como as pessoas pesquisam e compram seu produto…

… ajudando você a tomar decisões melhores sobre quais partes de sua estratégia de marketing merecem mais atenção e quais partes de seu ciclo de vendas precisam ser recicladas

Conectar pontos entre marketing e vendas é extremamente importante – de acordo com os dados do Aberdeen Group,

… empresas com forte marketing e vendas atingem 20% da taxa de crescimento anual comparado a 4% de declínio na receita para empresas com alinhamento.

Se você puder melhorar a jornada de seu cliente através do ciclo de compra usando tecnologias digitais, isso provavelmente terá um efeito positivo na linha inferior de seu negócio.

 

Que conteúdo devo criar?

O tipo de conteúdo que você cria depende das necessidades de seu público em diferentes etapas da jornada do comprador.

Você precisa começar criando personalidades do cliente para determinar quais metas e objetivos seu público está relacionado ao seu negócio.

Em um nível básico, seu conteúdo on-line deve ter como objetivo ajudá-los a atingir essas metas e superar seus problemas.

Então, você precisa pensar em quando eles estarão mais propensos a consumir esse conteúdo em relação a em que estágio estão no caminho de seu comprador.

Nós chamamos esse mapeamento de conteúdo.

Ao comparar o conteúdo, o objetivo é direcionar o conteúdo de acordo com:

  1. Características da pessoa que irá consumi-lo (é aqui que os compradores entram).
  2. Deve reter essa pessoa para fazer uma compra (isto é, no estágio de seu ciclo de vida).

Quanto ao formato do seu conteúdo, existem muitas coisas diferentes para experimentar.

Aqui estão algumas opções que recomendamos usar em todas as etapas da jornada do comprador:

Nível de conscientização

  • Postagens no blog – Excelente para aumentar o tráfego orgânico combinado com SEO e estratégia de palavras-chave fortes.
  • Infográficos – Muito acessível, o que significa que eles aumentam suas chances de encontrá-los por meio de redes sociais, quando outros compartilham seu conteúdo.  
  • Vídeos curtos. Novamente, eles são muito úteis e podem ajudar sua marca a encontrar novos públicos, colocando-os em plataformas como o YouTube.

Fase de revisão

  • Ebooks. Ótimo para a geração de leads, pois eles geralmente são mais abrangentes do que um post de blog ou infográfico, o que significa que é mais provável que alguém troque suas informações de contato para recebê-lo.
  • Pesquisa. Mais uma vez, este é um conteúdo de alto valor, o que é ótimo para criar gerações. Os relatórios de pesquisa e novos dados para o seu setor também podem funcionar no estágio de conscientização, já que eles são frequentemente captados pela mídia ou pela imprensa do setor.
  • Webinars. Como eles são uma forma interativa mais detalhada de conteúdo de vídeo, os webinars são um formato de conteúdo eficaz para discussão, pois oferecem conteúdo mais completo do que uma postagem de blog ou um vídeo curto.

Estágio decisório

  • Estudos de caso. Estudos de caso detalhados em seu site podem ser uma forma eficaz de conteúdo para aqueles que estão prontos para tomar uma decisão de compra, pois isso ajuda você a influenciar positivamente sua decisão.
  • Comentários. Se os estudos de caso não forem adequados para o seu negócio, uma boa recomendação sobre o seu site é uma boa alternativa.

Para marcas B2C, pense nas recomendações com um pouco mais de liberdade.

Se você é uma marca de roupas…

… pode ser na forma de fotografias de como outras pessoas no estilo de uma camisa ou de um vestido foram arrastadas de um estande de marca, onde as pessoas podem contribuir.

 

quanto tempo para ter resultado

Quanto tempo leva para ver os resultados?

Graças ao marketing digital, pode parecer que você pode ver os resultados muito mais rápido do que você poderia usar no marketing off-line porque é mais fácil medir o ROI .

No entanto, isso depende inteiramente da escala e da eficácia de sua estratégia de marketing .

Se você gasta tempo criando personalidades de compradores abrangentes para determinar as necessidades de seu público…

… e está se concentrando na criação de conteúdo on-line de qualidade para atraí-las e transformá-las, provavelmente verá resultados sólidos nos primeiros seis meses.

Se pagar publicidade fizer parte de sua estratégia digital, os resultados serão ainda mais rápidos 

Como qualquer coisa, isso realmente depende de quais elementos do marketing digital você quer adicionar à sua estratégia.

Supondo que você já tenha um site, se você está se concentrando em métodos de entrada, como SEO, redes sociais e criação de conteúdo, então a boa notícia é: não precisa de orçamento algum.

O marketing de entrada se concentra na criação de conteúdo de alta qualidade que seu público desejará consumir…

… se você não planeja terceirizar seu trabalho, a única coisa que precisa é o seu tempo.

Com métodos de saída, como publicidade on-line e compra de listas de e-mail, há certamente alguns custos.

Os custos associados a isso são reduzidos ao tipo de visibilidade que você deseja obter como resultado da publicidade.

Eu não indico a compra de listas de e-mail, essas listas atingem um público frio…

… que ainda não houve interação com o seu funil e certamente será mais difícil converter uma ação ou vender um produto.

Por exemplo, para implementar o PPC com o Google AdWords, você oferecerá lances para outras empresas na sua para que…

… na parte superior dos resultados de pesquisa do Google, você exiba palavras-chave relacionadas à sua empresa.

Dependendo da competitividade da palavra-chave, ela pode ser razoavelmente disponível ou extremamente cara, por isso é útil se concentrar na criação de seu alcance orgânico.

 

Onde o marketing móvel entra na equação?

Outro componente importante do marketing digital é o marketing móvel, ou mais conhecido como Mobile.

De fato, o uso móvel como um todo é 60% do tempo que leva para usar mídia digital, enquanto o consumo de mídia digital em computadores de mesa é o restante de 40%.

Isso significa que é importante otimizar seus anúncios digitais, páginas da Web, imagens de redes sociais e outros ativos digitais para dispositivos móveis.

Se a sua empresa tiver um aplicativo para dispositivos móveis que permita que os usuários interajam com sua marca ou vendam seus produtos…

… seu aplicativo também ficará sob o guarda-chuva publicitário.

Aqueles que interagem com a sua empresa na rede através de dispositivos móveis devem ter a mesma experiência positiva que seria no ambiente de trabalho.

Isso significa que você cria um design compatível com dispositivos móveis ou website para facilitar a visualização de usuários em dispositivos móveis.

Isso também pode significar encurtar a duração de seus formulários de geração de convite para criar uma experiência sem complicações para as pessoas que baixam seu conteúdo em movimento.

Quanto às suas imagens nas redes sociais, é importante ter sempre em mente os usuários móveis ao criá-los…

… pois os tamanhos das imagens em dispositivos móveis são menores, ou seja, o texto pode ser desativado.

Há muitas maneiras de otimizar seus ativos de marketing de multimídia digital para usuários móveis e…

… ao implementar qualquer estratégia de marketing, é muito importante considerar como a experiência será transferida para dispositivos móveis.

Se isso for sempre inspirador, você criará impressões digitais que funcionarão para seu público e, portanto, alcançarão os resultados esperados.

Estou pronto para experimentar o marketing digital. E agora?

Se você já está envolvido em marketing digital, é provável que você, pelo menos, alcance alguns segmentos do seu público na Internet.

Claro, você pode pensar em algumas áreas da sua estratégia que podem melhorar um pouco.

Mesmo assim, entre em contato conosco para fazermos uma avaliação de como poder ajuda-lo a ter mais resultados.

Se você é iniciante e ainda esta caminhando por conhecimentos sobre marketing digital…

… e precisa desenvolver estratégias de marketing para a sua empresa ou para a sua profissão.

Estarei a disposição com toda equipe, para poder lhe atender e ajuda-lo a criar a melhor estratégia para obter resultados positivos usando da internet e do marketing digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.